Todas as Publicações dos Clubes

União de clubes fortalecem os ideais do Rotary

Os clubes grupos 04 e 13 do Distrito 4540, coordenados pelos governadores assistentes Claudio Mendonça e Gustavo Rafaini, se reuniram em 29 de setembro e realizaram o segundo Encontro da Amizade, em São Sebastião do Paraíso/MG. Durante o evento, o governador distrital Gilberto de Carvalho destacou a importância de se vivenciar o companheirismo no Rotary como atividade primordial para o sucesso de um clube eficiente. “A ideia do encontro foi sentir o verdadeiro sabor da cultura local, ao lado de amigos rotarianos, para aproximar mais os companheiros e assim fortalecer a criação de amizades duradouras”, comentou Cláudio, governador assistente do grupo 4. Os pontos altos da reunião foram as palestras do médico José Carlos de Castro Jr., sobre infectologia, e do consultor Cacá Montans, com tema motivacional sobre o Rotary e a dedicação ao servir. O encontro contou também com as presenças do governador 2013-14 Antônio José Sader e sua esposa Cláudia, do governador 2016-17 Aparecido Donizetti Lopes e sua esposa Conceição, do governador indicado para o ano 2021-22, Adauto Barbosa de Matos, e da coordenadora distrital 2014-15 Isabel Sangali. Além do governador 2009-10 Osvaldo Pontes, de Paulo Artur Orsolini Lopes, rotariano de Maranguape/CE e do governador assistente do grupo 02 Vicente Gonçalves Martins Jr. e sua esposa Renata Ferreira da Silva. O presidente do Rotary Club de São Sebastião do Paraíso, Jairo Montaldi, clube anfitrião, ressaltou a importância dos encontros, com a oportunidade de troca de experiências e o impacto positivo na formação de parcerias para projetos futuros”.

O poder das nossas conexões

As nossas conexões possibilitam coisas grandiosas ao unirmos pessoas e comunidades. Nós somos Rotary. Nós somos Pessoas em Ação. Juntos, transformamos grandes ideias em realidade por meio da nossa rede de contatos, nossa experiência e compromisso de fazer a diferença. Em todo o mundo, o Rotary une líderes para formar amizades e solucionar problemas. Como na Áustria, onde diversas gerações trabalham lado a lado na construção de moradias sustentáveis e centros comunitários. Na Índia, voluntários administram um banco de sangue itinerante para fornecer sangue a uma comunidade local. Em Taiwan, moradores trabalham arduamente para fornecer a cidadãos vulneráveis o apoio e assistência que precisam. Com mais de um milhão de associados, sabemos o que as pessoas podem fazer quando se unem. Em seu bairro e em todo o mundo, há poder em nossas conexões. Entre em ação conosco. Saiba mais em Rotary.org.  

Por que celebramos a Fundação este mês?

Todos os holofotes se voltam para a Fundação Rotária em novembro, mês em que divulgamos ainda mais os nossos programas e procuramos arrecadar fundos. Mas por que novembro? Em maio de 1956, o Conselho Diretor do Rotary International dedicou a semana de 15 de novembro como Semana da Fundação Rotária. Em 1961, quando fui à África do Sul como bolsista da Fundação, este mês já estava bem difundido entre nós, tanto que a maioria dos clubes sul-africanos realizava atividades nesta semana especial. Quando voltei à minha cidade, Unionville, notei o mesmo enfoque ao entrar para o Rotary Club local. Muitos dos nossos clubes naquela época faziam suas reuniões em torno de refeições de baixo custo durante a Semana da Fundação Rotária, e doavam à entidade o dinheiro que economizavam. Esta era uma boa forma de arrecadar verbas para a Fundação numa época em que a maioria das contribuições era feita por clubes, não por rotarianos individualmente. Mas por que razão em 1956 o Conselho Diretor dedicou a semana de 15 de novembro à Fundação Rotária para depois expandi-la para o mês inteiro a partir de 1983-84? Na minha opinião, a decisão original de 1956 foi baseada na constatação de que muitos clubes do Hemisfério Norte, particularmente os grandes, não faziam muita coisa durante o verão, entre junho e agosto. Era melhor, então, dar um tempo aos clubes para que orientassem os seus associados sobre a Fundação. Como as contribuições para a entidade vinham dos clubes, era viável que eles tivessem mais tempo para doar ainda no primeiro semestre do ano rotário, permitindo o investimento das verbas em tempo hábil. Era uma situação em que todos saíam ganhando. Independentemente desta minha hipótese estar certa, o Mês da Fundação Rotária tem sido (e continuará sendo) essencial ao sucesso da nossa entidade. Este é o mês em que os clubes e distritos continuam a tradição de difundir aos rotarianos o alto nível de qualidade dos nossos programas, que são fruto de suas contribuições. A nossa Fundação prima pela excelência e deve seu sucesso ao apoio dos rotarianos, muitos dos quais passaram a apreciar a entidade justamente em novembro. A importância do Mês da Fundação Rotária continua forte, e espero que todos os clubes se concentrem nisso neste mês. Esta é uma tradição significativa e produtiva, e eu encorajo todos os rotarianos a comparecerem a eventos da Fundação em seus clubes e distritos neste mês. Continue a tradição! Celebre a Fundação! * Por Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

Localizar site dos clubes